asd

SPVS - SOCIEDADE DE PESQUISA EM VIDA SELVAGEM

08/05/09 - SPVS INFORMA
Censo de papagaio ameaçado de extinção será neste fim de semana

27/05/09 - SPVS INFORMA
Estudo no Paraná e Santa Catarina demonstra que são poucas as áreas onde é possível encontrar áreas de Floresta com Araucária

03/09/09 - SPVS INFORMA
Monitoramento da SPVS de ninhos de papagaio-de-cara-roxa recebe apoio

asd

FUNDAÇÃO O BOTICÁRIO DE PROTEÇÃO A NATUREZA

Quebrar Paradigmas - por Malu Nunes – engenheira florestal, mestre em Conservação da Natureza e diretora executiva da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza.

Observação de Aves - Salto Morato

Quanto Custa preservar mananciais - Projeto Oásis

Brasil Mantém Liderança Mundial em Reciclagem de Latas de Alumínio

Aprenda mais sobre a importância de reciclar o PET

Classificação do lixo reciclável

Compostagem: transformando seu lixo orgânico em adubo

asd

 

 

asd

08/05/09 - SPVS INFORMA

Censo de papagaio ameaçado de extinção será neste fim de semana 

  • No último censo a população de papagaio se manteve estável;
  • Entre os voluntários dois profissionais do setor administrativo que vão ajudar na contagem;

 A SPVS – Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental realiza neste fim de semana (8,9 e 10 de maio) a contagem do papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis) - espécie ameaçada de extinção – e uma das aves símbolo do Paraná. A contagem, com patrocínio da Exxon Mobil, dura três dias, faz parte do projeto de conservação da espécie, coordenado pela SPVS..

O censo será realizado por uma força-tarefa composta por funcionários da ONG e voluntários. Na lista de voluntários colaboradores da Exxon Mobil, Carlos H. Schimidt e Marcelo L. Costa, ambos do setor administrativo, que vão largar o computador e assumir o papel, caneta e binóculo no litoral do Paraná.    

Os últimos censos realizados, desde de 2003, verificaram que existem aproximadamente 5.000 indivíduos no litoral paranaense, principal habitat do Papagaio-de-cara-roxa, nas ilhas: Cotinga, Ilha do Mel, Pinheiro, Ilha do Capim, Ariri, Ilha Rasa e Ilha das Peças.

O censo - fundamental para o monitoramento da população de papagaios - é realizado todo ano para verificar se houve queda ou incremento no número de indivíduos ou se a população se mantém estável. Os censos anteriores demonstraram estabilidade no tamanho da população, o que já é um indicador positivo para uma espécie ameaçada de extinção. O Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa recebe o apoio da Fundação Loroparque e Fundação Boticário de Proteção a Natureza.

asdasd

clique nas fotos para ampliar